Cláudio Magalhães é o primeiro representante da etnia indígena tupinambá a ocupar uma cadeira da Câmara de Ilhéus, pelo PCdoB. Começou sua militância como presidente da Associação de Moradores de Olivença, sua localidade de origem, em 1989. É dedicado às causas sociais, movimentos populares, e, em especial ao movimento de demarcação das terras indígenas no território de Olivença, em Ilhéus e no sul da Bahia.
Cláudio foi ainda uma importante liderança nas lutas que garantiram a estadualização da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a criação da Escola Indígena e a implantação das cotas para estudantes de escolas públicas, afrodescendentes e indígenas. É técnico judiciário, professor municipal, ativista social.
Conselheiro estadual de Meio Ambiente é, também, membro do Comitê de Povos Tradicionais da Secretaria de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi / Bahia). Atuou na criação do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e Pesca de Ilhéus. Ex-coordenador geral do Movimento Unificado dos Povos e Organização Indígena da Bahia (Mupoiba).
Nasceu em 15 de junho de 1966.
Neste seu primeiro mandato, espera poder estabelecer um amplo diálogo com a sociedade para discutir e melhorar propostas em benefício do coletivo, das minorias, e do desenvolvimento da cidade, proporcionando melhor qualidade de vida para a população de Ilhéus.